top of page

Passo 1: OUVIR (LISTENING)

  • Renan Ribeiro
  • 19 de dez. de 2016
  • 3 min de leitura

O primeiro passo aplicado por um bebê é ouvir. Ainda no ventre o bebê já aplica esse passo, que é o que lhe permite reconhecer a voz da mãe quando nasce, e por enquanto esse é o único passo que ele aplica. Nesta fase o bebê não presta atenção no que ouve, não tenta entender, memorizar ou repetir as palavras, ele simplesmente ouve! Esse passo é essencial para aprender um novo idioma, pois sem ele os outros passos não acontecem.

Ao estudar inglês, o primeiro passo a ser seguido deve ser o OUVIR. Escute muita músicas, assista filmes e séries legendadas, veja vídeos de entrevistas e qualquer outra coisa em inglês. Não precisa se preocupar em entender as palavras ou traduzir, o objetivo é apenas ouvir. Isso fará com que seu cérebro se acostume com o idioma, o entenda como algo natural, que reconheça os sons da língua inglesa, os ritmos, e por consequência disso os outros passos acontecerão naturalmente.

Alguém que nasce surdo é por consequência mudo! Não por uma falha nas cordas vocais ou qualquer deficiência física que lhe impede de falar, simplesmente porque essa pessoa nunca ouviu, ela não conhece o som das palavras, então é impossível aprender a falar algo que nunca ouviu. Da mesma forma alguém que não tem costume de ouvir, ou que estuda através de livros e outros materiais mas nunca ouvindo, dificilmente aprenderá a falar inglês. Essa pessoa pode ficar muita boa em ler e escrever inglês, fazer exercícios de gramática, assim como um surdo pode aprender a ler e escrever, mas falar, ouvir e entender o que está ouvindo é algo que essa pessoa não alcançará.

Ao começar a estudar inglês devemos buscar maneiras de incluir o “ouvir inglês” em nossa rotina. Cada pessoa é diferente, tem gostos e rotinas diferentes, porém é muito simples incluir a prática de ouvir inglês de forma natural em atividades. Seja de manhã escutar música ou deixar a TV ligada com algo em inglês enquanto tomamos banho, tomamos o café da manhã ou nos arrumamos para ir para escola ou trabalho; com o fone de ouvido numa rádio que passe músicas em inglês ou ouvindo podcasts no ônibus ou no carro; escolher uma série do seu gosto e assisti-la em inglês, trocar o idioma do seu celular e videogame para inglês, assim você terá que ver e ouvir as informações em inglês. Essas todas são atividades que não tomarão seu tempo ou mudarão radicalmente sua rotina, são simples mudanças de hábito que o ajudarão a incluir a língua inglesa no seu dia-a-dia e naturalmente ir se acostumando com o idioma, o que irá lhe permitir aprender de forma descontraída e divertida num processo natural.

Ouvir é o passo mais fácil e mais importante de se praticar. Fácil porque podemos fazer a qualquer hora em qualquer lugar de diversas formas, o praticamos muitas vezes involuntariamente. E mais importante porque sem ele é responsável pela qualidade das outras etapas. Imaginem a seguinte palavra em japonês:

ありがとう

Você consegue entender o que significa sem ouvir? É capaz de falar essa palavra sem ouvir antes? Ler é impossível se não sabe como pronuncia ou o que significa e escrever pode até ser que consiga, mas não tem muita utilidade se não sabe falar nem o que significa.

Agora se você ouve alguém dizendo “Arigatou”, você reconhece o som, e é capaz de repetir. Se ouve muitas vezes em diferentes lugares vai perceber pelas diversas situações que é usada quando querem agradecer, por tanto vai entender que é o mesmo que dizer “obrigado” em português. Você também é capaz de repetir, ou seja, falar “arigatou” e usar a palavra para agradecer alguém em japonês. Ler e escrever agora é possível e muito útil pois você sabe o que significa.

Para concluir deixo claro que assim como é com a palavra “Arigatou” em japonês é com qualquer outro idioma inclusive o inglês. Tudo parte do ouvir! Desenvolva a habilidade de ouvir ouvindo muito! Dessa forma aprender inglês estará mais próximo do que você imagina.

Clique aqui e veja o próximo passo:

 

Veja os outros passos:


Comments


bottom of page