Inserindo inglês no dia-a-dia #9 | 30min talk
- Renan Ribeiro
- 28 de ago. de 2017
- 4 min de leitura
Seguindo a última dica que trouxe um exercício para desenvolver a espontaneidade da fala no inglês (se ainda não viu a dica, clique aqui), a dica de hoje nos ajudará a desenvolver nosso vocabulário para falar sobre assuntos específicos, fazendo assim com que a fala sobre esses assuntos seja mais espontânea, pois temos o vocabulário necessário e já o uso dele na prática não é mais novidade. O bom é que esse exercício pode ser feito individualmente ou em pequenos grupos.

No início do meu aprendizado, em um estágio que fiz em uma escola de inglês, era uma obrigação que todos os dias os estagiários fossem em duplas para uma sala fechada e ficassem por 30 minutos conversando apenas em inglês. A ideia era genial, porém nenhum de nós sabia falar inglês, então na prática os 30 minutos eram preenchidos resumidamente da seguinte forma:
alguns cumprimentos básicos (“hello”, “how are you?”, “how was your weekend?” por exemplo);
algumas perguntas básicas sobre determinados assuntos, que na maioria das vezes o outro não conseguia responder, então não prosseguíamos no assunto.
um grande silêncio entre uma pergunta e outra;
despedida (agradecendo a Deus pelo tempo ter acabado)
Ou seja, dos 30 minutos, menos de 5 eram realmente falando inglês. Percebendo que o exercício não estava funcionando, começamos a definir temas para conversarmos nesses 30 minutos, daí pesquisávamos algum vocabulário e preparávamos algumas frases e algumas perguntas sobre o assunto. Se o tema escolhido fosse “filmes” por exemplo, preparávamos algumas frases como essas:
I rarely watch TV, but I always watch movies online.
Do you prefer watching TV or watching movies online?
After a created an account on Netflix, I watch a movie or series every day. There are many different options.
Do you have a Netflix account?
I don’t like horror movies, I prefer Comedy or Action movies. I really like super-hero movies.
What kind of movies do you like?
I go to the cinema once a month. Sometimes it’s hard because there’re so many interesting movies coming out.
How often do you go to the cinema?
My favorite movie is “Capitan America – The winter soldier”. It shows Capitan America running away for crimes he is being accused while he investigates Nick Fury’s death and the Winter Soldier. In the end he finds out that Hidra has agents inside the S.H.I.E.L.D. The movie is really cool!
What’s your favorite movie and what’s it about?
Com essas frases prontas e treinadas (tínhamos que falar sem ler, ou seja, saber as frases de cabeça) conseguíamos manter um diálogo maior sobre o assunto escolhido, mas nada que chegasse perto dos 30minutos ainda, sem falar do monte de coisas que um falava e o outro não entendia e o monte de perguntas que eram feitas e o outro não conseguia responder. Para resolver esse desafio criamos as seguintes regras para os 30 minutos de conversa:
Toda palavra ou frase que você ouvir e não entender, ANOTE!
Toda pergunta que não conseguir responder, ANOTE!
Toda palavra ou frase que quiser dizer, mas não conseguir, ANOTE!
Jamais deixe de seguir o diálogo por não conseguir dizer algo, apenas anote e continue o diálogo.
Toda vez depois dos 30 minutos de conversa, tínhamos uma lista cheia de palavras e frases que foram necessárias, mas não sabíamos como dizer em inglês ou o que significavam em português. A missão agora era pesquisar, estudar e treinar esse vocabulário novo.
O resto da semana, todos os dias durante esses 30 minutos falávamos sobre o mesmo tema. A cada dia palavras e frases novas apareciam e até mesmo palavras que já tínhamos anotado e pesquisado não estavam tão naturais, pois continuávamos precisando delas e as esquecendo, então essas eram anotadas novamente. No último dia, falar sobre filme era muito mais fácil, tínhamos muito mais vocabulário e frases pra falar sobre o assunto, 30 minutos parecia até pouco pelo tanto de coisa que tínhamos pra falar.
Depois de apenas 3 meses aplicando esse exercício todos os dias, nosso vocabulário para falar sobre assuntos diversos era muito amplo. Além disso, a espontaneidade e naturalidade da fala aconteciam facilmente, pois tínhamos aprendido e memorizado esse vocabulário através da prática da fala.
Para resumir e deixar mais claro, essas são as etapas deste exercício:
1. Preparação (antes da conversa):
- Escolher um tema (filmes, futebol, viagens, política, hobbies, etc.);
- Preparar afirmações e perguntas sobre o tema escolhido (média de 10 frases);
- Anotar tudo em forma de mapa mental, para utilizá-lo na hora da conversa (para aprender mais sobre mapas mentais clique aqui);
- Praticar para memorizar as frases (conseguir falar sem ler e saber o que está dizendo).
2. Prática (durante a conversa):
- Conversar durante 30 minutos sobre o tema escolhido usando os mapas mentais;
- Anotar toda palavra ou frase que você ouvir e não entender;
- Anotar toda pergunta que não conseguir responder;
- Anotar toda e qualquer palavra ou frase que quiser dizer e não conseguir;
- Jamais pare o diálogo por não conseguir dizer algo, apenas anote e continue o diálogo.
3. Feedback (depois da conversa):
- Pesquisar e criar uma lista com todas as palavras anotadas, com português e inglês;
- Quando necessário, anotar também uma explicação e/ou exemplo de uso;
- Praticar as palavras anotadas para utilizá-las na próxima conversa em inglês.
>>> Repetir as etapas 2 e 3 por 5 dias. Todas devem ser gravadas em áudio ou vídeo.
OBS: Caso você não tenha alguém para conversar inglês não tem problemas. Você pode fazer o exercício sozinho, a diferença é que ao invés de fazer um diálogo você terá fazer discursos sobre o tema escolhido. As etapas são as mesmas, mas na hora da conversa você irá falar sozinho, daí se faz mais importante a gravação em áudio ou vídeo. Nesse caso você pode diminuir o tempo para até 10 minutos. Apesar da dinâmica ser bem diferente, os resultados são os mesmos.
Escolha temas que te agradam e comece já! Aplique o exercício e veja o quão rápido seu vocabulário vai se desenvolver!
Comments