top of page

Inserindo inglês no dia-a-dia #7 |Rotina: planejamento e resumo

  • Renan Ribeiro
  • 14 de ago. de 2017
  • 3 min de leitura

Para essa nova fase de aplicação do vocabulário de forma prática, aprenderemos e praticaremos o vocabulário sobre as atividades de nossa rotina. Veja como essa atividade simples, dividida em duas partes, te ensinará e lhe permitirá praticar o vocabulário referente a tudo o que você faz no dia-a-dia.

1. CHECKLIST – Planejando o seu dia

Todos os dias de manhã faça uma lista com tudo o que você precisa fazer neste dia. Inclua tudo: atividades do trabalho, atividades de estudo, atividades pessoais, compromissos pré-agendados e por ai vai.

Pesquise como dizer essas coisas em inglês e assim você saberá como dizer sobre tudo o que faz no seu dia em inglês. Aplique essa atividade todos os dias de manhã, se esforçando para escrever o máximo de atividades em sua lista de cabeça, isto é, sem pesquisar novamente ou copiar da lista anterior, assim você força o cérebro a memorizar o vocabulário a cada dia e em menos tempo saberá dizer essas coisas sem o auxílio de um dicionário. Seguindo isso, em pouco tempo você conseguirá fazer essa lista sozinho, precisando pesquisar somente aquelas atividades mais aleatórias, as que não estão todos os dias na sua lista de atividades.

Obviamente não será no primeiro dia que já vai memorizar tudo o que escreveu em sua lista, mas a aplicação dessa tarefa todos os dias fará com que em pouquíssimo você saiba quase tudo de cabeça, já que a maioria das atividades se repete todos os dias.

2. REPORT – Resumo de atividades do seu dia

Da mesma forma que fez um lista no começo do dia sobre o que iria fazer, agora você fará um relatório sobre tudo o que fez, a grande diferença é que agora tudo deve ser falado!

Olhando para a lista que fez de manhã com o planejamento, grave áudios dizendo tudo o que você fez e deixou de fazer no seu dia. Como já pesquisou e fez a lista no começo do dia, agora essa etapa será mais fácil, pois por mais que você não tenha feito exatamente tudo o que colocou na lista de manhã, a maior parte das atividades vai ter acontecido, assim você não precisará pesquisar tudo para fazer esse relatório, além de praticar o que já pesquisou de manhã.

De início, esse relatório pode ser feito em forma de lista, com o vocabulário e descrição das atividades de forma simples assim como estava na lista, mas com o tempo, conforme for se desenvolvendo no idioma, passe a fazer isso em forma de texto, de discurso, com frases completas e inclusive detalhes como se estivesse contando a alguém como foi o seu dia. Isso vai lhe ajudar a aplicar o vocabulário que já conhece em forma de discurso, e sendo isso praticado através da fala, irá lhe ajudar a desenvolver o pensamento rápido e espontaneidade.

DICAS E OBSERVAÇÕES:

  • Ambos os exercícios citados acima parecem levar tempo, mas é algo que você fará em menos de 10 minutos. No início levará mais tempo, pois precisará pesquisar bastante coisa, mas uma vez que isso já foi feito, os outros dias serão muito mais rápidos, assim essa atividade te ajuda a praticar muito sem tomar muito tempo do seu dia.

  • Não utilize apenas o Google tradutor para passar as coisas do português para inglês, utilize dicionário que te ajudem a traduzir combinações de palavras e expressões, assim você evita erros de tradução ao pé da letra. É muito mais viável pesquisar no Google “como dizer... em inglês”, pois assim você encontra diversos links de Blogs e fóruns com dicas sobre como falar sobre esses assuntos. Mesmo assim, aqui vão alguns links de dicionários que dão exemplos com frases e contextos: http://www.linguee.com.br/ http://www.wordreference.com/enpt/ http://dictionary.cambridge.org/pt/

  • Ao pesquisar algo em inglês, sempre procure saber a pronúncia. Você só aprende realmente quando consegue entender quando ouve e sabe falar corretamente. Aprender só a escrita não te ajudará muito se o que quer mesmo é aprender a se comunicar.

  • Para as duas atividades, vá com calma. No início, faça listas simples, somente com a atividade que vai fazer ou fez sem muita explicação. Conforme for memorizando esse vocabulário pode começar a aumentar a descrição dessas atividades e montar frases mais completas. Assim você aprende um pouco de cada vez, o que facilita a memorização e evita confusão.

  • Seguindo a dica acima, será nítido seu avanço do básico ao avançado. As listas que no início tinham apenas o nome das atividades que iria fazer, agora têm frases completas conjugadas no futuro e, os relatórios que só falavam de forma simples as atividades que estavam na lista e foram realizadas, agora eram discursos completos conjugados no passado. Esse é progresso é natural, só depende da prática e constância.

  • Tenha um caderno para fazer as listas citadas na primeira dica e guarde os áudios em uma pasta, citando em todos eles as datas em que foram feitos. Assim você conseguirá utilizá-los para revisar e avaliar o seu progresso.


Yorumlar


bottom of page