Inserindo inglês no dia-a-dia #2 | Não escute, aprenda músicas!
- Renan Ribeiro
- 12 de jul. de 2017
- 5 min de leitura
Por vontade própria ou não, temos todos os dias contato com músicas em inglês! Seja na rádio, na trilha sonora de um filme ou da novela ou na música ambiente quando vamos ao supermercado ou pegamos um ônibus, as músicas em inglês são presentes e constantes no nosso dia-a-dia.
Ouvir músicas é com certeza uma das formas mais fáceis de manter o contato com a língua inglesa. A diferença aqui, é que agora com o objetivo de aprender inglês, também nos esforçaremos para aprender as músicas! Ouvir aqui será o primeiro e mais importante passo, porém é só o começo!

Já fiz aqui no blog uma série sobre “como aprender inglês com músicas” ensinando alguns exercícios para colocarmos em prática todos os dias da semana a fim de absorver o conteúdo de uma música. Esta série ensina diversos exercícios super interessantes e super produtivos no estudo da música, porém é apenas uma dentre as diversas formas de estudarmos músicas.
Se você que ver o passo do estudo de músicas durante a semana clique no link: "INGLÊS COM MÚSICAS NA PRÁTICA". Mas se quer ver outras dicas para estudar músicas de forma livre continue lendo.
Citarei aqui algumas dicas e exercícios interessantes no estudo de músicas. As dicas e exercícios aqui citados não possuem necessariamente uma ligação entre si, mas de certa forma a aplicação deles de forma combinada facilita o alcance de bons resultados. Meu conselho é que experimente os diversos exercícios e pratique com frequência os que se identificar mais e aqueles que você perceber que atendem melhor suas necessidades.
Escolha músicas que te agrade (e que sejam produtivas) – O prazer é essencial para que o estudo tenha bons resultados. Além disso, leve em consideração o conteúdo da música, tanto em questão de vocabulário quando do nível de dificuldade, assim você conseguirá aprender com facilidade e utilizar o que aprende em outras situações.
Trabalhe com os mesmos cantores/grupos – Quando você ouve sempre os mesmos grupos e cantores, você se acostuma com as vozes, ritmo, jeito de pronunciar e expressar ideias. Dessa forma, você desenvolve uma habilidade de compreensão que te ajuda a entender com mais facilidade qualquer coisa que eles cantam.
Faça uma Playlist – Monte uma playlist com em média 20 músicas selecionadas para estudar inglês no meio de outras músicas do seu gosto, coloque no aleatório e apenas escute. Você escutará normalmente aquelas que está estudando e as aprenderá de forma natural.
Faça a “teoria” de manhã cedo e antes de dormir – Faça a parte teórica de manhã para lembrar durante o dia do que estudou e revise antes de dormir para fixar. Revise rapidamente se necessário durante o dia, isso também ajuda a entender e a fixar o conteúdo.
Escute durante o dia – Escute muito as músicas durante o dia. Com essa prática você se lembra automaticamente do que estudou apenas ao ouvir e com o tempo, a cada vez que ouvir consegue lembrar e identificar algo novo.
Concentre-se em palavras chaves – Concentre-se e procure memorizar as palavras chaves e que transmitem o sentido principal nos versos da música. Dessa forma quando ouvir a música você conseguirá identificar essas palavras e entender o sentido geral das frases, consequentemente entendendo o contexto geral da música. Com o tempo, você naturalmente entenderá as outras palavras que constituem as frases.
Entenda as palavras individualmente – Aprender as palavras de forma individual te ajuda a identificar e entender essas palavras em outras músicas e utilizá-las em outros contextos. Mas tenha cuidado: deve haver bom senso para entender que as palavras tem sentido dentro de um contexto e de acordo com ele devemos interpretá-la.
Aprenda as combinações – Aprender as combinações de palavras te ajuda a desenvolver a habilidade de entender e montar frases de forma mais natural, pois assim ao invés de pensar em uma palavra de cada vez, você vai lembrar das combinações prontas e muitas vezes até frase inteiras.
Entenda os contextos – É comum a tradução da música não bater quando traduzimos as palavras, isso porque a forma de expressar ideias em inglês é diferente do português. Por isso, não devemos traduzir, mas sim interpretar o contexto e a ideia que se transmite. O ideal é que você tenha atenção para aprender o vocabulário e ao mesmo tempo as expressões e forma de expressar determinadas ideias.
Imite – Tentar cantar do jeito que “achamos que é” de acordo com o que vemos na letra nos leva a muitos erros na pronúncia das palavras e combinação de palavras. Imitar a música da forma que ela é cantada, com a mesma pronúncia, ritmo e entonação garante que estamos cantando corretamente. Daí podemos acompanhar na letra para limpar a nossa pronúncia e ajudar a refinar com mais detalhes de sons o que estamos ouvindo.
Cante em voz alta – Para aprender a falar, você deve falar! Cantar na sua cabeça não te ajudará em nada a desenvolver o speaking, então cante realmente em voz alta para desenvolver a habilidade de falar.
Exercícios online – Sites com exercícios para aprender as músicas também são uma ótima prática. Veja alguns deles: https://lyricstraining.com/ | http://www.elyrics.net/ | http://www.esolcourses.com
Complete a música – Assim como em alguns dos sites citados, você pode desenvolver seus próprios exercícios para treinar as músicas retirando algumas palavras chaves da música para que tenha que completar depois de um tempo. Só de criar esse exercício você provavelmente irá memorizar muitas palavras, e depois de praticá-lo você verá o quanto consegue lembrar ou entender apenas ouvindo.
Ditado – Ouvir a música e tentar escrevê-la é um excelente exercício para treinar sua escrita e apurar o ouvido, pois precisará ouvir com atenção cada pequeno som a fim de identificar as palavras para escrevê-las. Repetir essa atividade de tempos em tempos mostra claramente como está sendo sua evolução nos estudos.
Aplique o que aprende – A aplicação do vocabulário aprendido é a melhor forma de confirmar o aprendizado e memorizar, pois de fato, aprendemos realmente quando praticamos!
Repita as músicas estudadas periodicamente – Depois de certo tempo volte a rever as músicas que estudou. Este exercício vai te lembrar de coisas que não lembrava conscientemente e te ajudar a praticar o vocabulário.
Fluente não significa correto/perfeito – É natural nas músicas eles pronunciarem algo muito diferente do que está escrito, cortar palavras e às vezes nem pronunciarem algumas, e isso também acontece em português. Isso é o idioma sendo pronunciado de forma natural, então busque entender essas variações e como elas se aplicam numa conversa do dia-a-dia para que entenda e consiga fazer seu inglês soar mais natural.
Ritmo – O ritmo o qual uma música é cantada não é o mesmo ritmo de uma conversa real. É preciso termos bom senso para diferenciar um ritmo alterado pela melodia de um ritmo que uma frase teria quando falada de forma natural.
Memorização – Você memoriza mais fácil quando entende. Procure entender antes de tentar falar, pois entender é a forma mais fácil para memorizar as frases e aprender a cantar.
Seja paciente – Respeite o tempo de adaptação e evolução do listening. A habilidade de ouvir leva anos para ser desenvolvida, e se você não tinha o hábito de escutar coisas em inglês antes é natural que ela se desenvolva lentamente, então não fique frustrado. Pratique muito e sem pressa. Quando menos esperar irá perceber os resultados.
Comments