Inserindo inglês no dia-a-dia #3 | Assistindo vídeos
- Renan Ribeiro
- 17 de jul. de 2017
- 5 min de leitura
Assim como as músicas, vídeos dos mais diversos tipos estão presentes em nossa rotina.
O estudo da língua inglesa através de vídeos entrega excelentes resultados, pois a riqueza de informações que são transmitidas num vídeo nos permite atingir os canais de aprendizagem (visual, auditivo e cinestésico) de forma mais efetiva, tornando muito mais fácil a assimilação e entendimento natural do conteúdo do vídeo. Diferente das músicas ou áudios em geral, para entender os vídeos como filmes por exemplo, ao invés de apenas as informações que ouvimos, temos todo um contexto já entregue pelo lugar em que acontece a cena, as expressões faciais e corporais de quem fala e toda a cena que por si só mostra o que está acontecendo.

De forma geral, é muito mais comum que estejam em português esses vídeos os quais temos contato diariamente (televisão, filmes, séries, comerciais, redes sociais, celular, etc.), porém também é muito comum nos dias de hoje que todos esses meios tenham opções de escolha do idioma! Assim sendo, escolha sempre pelo inglês (mesmo que seja com legenda, pois isso não é um problema) e veja que com o tempo, além do som da língua inglesa soar super natural, você terá desenvolvido muito bem a habilidade de compreensão oral (listening), passando a usar muito pouco o auxílio da legenda e concentrando muito mais no que escuta.
Para ajudar vocês nisso falarei agora sobre 2 formas de estudar inglês com vídeos, sendo uma um processo mais natural de ver um vídeo, e a outra um processo realmente de estudo do vídeo. Lembrando sempre que a habilidade de listening leva tempo para ser desenvolvida e é apenas a prática que vai fazer isso, então não espere alcançar os resultados em 2 meses ou fique frustrado se isso não acontecer. E com paciência e muita prática, here we go!
1 – Assista vídeos conhecidos
Trabalhe com vídeos os quais você já assistiu mais de uma vez e já conhece bem o que acontece, algumas vezes até as falas, assim é garantido que você entenderá o que está acontecendo mesmo que o vídeo esteja em outro idioma, assim basta concentrar-se para entender e absorver esse vocabulário em inglês.
Imagine que você está assistindo um episódio de Chaves em português. Por ter sido uma série muito famosa, por ter sido reprisado muitas vezes por ter frases padrões que se repetiam em quase todos os episódios, a maioria de nós sabe o que vai ser dito antes de acontecer. É possível entender o que está acontecendo e saber o que está sendo dito mesmo se assistirmos no mudo. Agora imagine assistir essa série com o áudio em inglês e sem legendas. Você provavelmente entenderá tudo ou quase tudo! Sem precisar de legenda você facilmente entenderia apenas ouvindo que “treasure” significa “tesouro”, que “seventy-one witch” quer dizer “bruxa do 71” e que “shut up” quer dizer “cale-se”. Se assistir com o áudio em inglês e as legendas em inglês ainda poderia conferir a escrita dessas palavras e fixar com mais facilidade.
Então esta dica é para que você assista novamente seus filmes preferidos, aquela série que assistiu e gostou muito, ou até mesmo vídeos aleatórios na internet, mas agora em inglês. Assim como Youtube, existem vários outros sites gratuitos que oferecem a opção de escolha entre diferentes áudios e legendas. So just do it!
2 – Step by step – Faça o passo a passo!
Aqui veremos como estudar com vídeos em 4 etapas, então sugiro que ele seja aplicado com vídeos ou séries que não tenham uma duração tão longa para cada vídeo. Esse processo pode ser um tanto maçante quando aplicados com vídeo longos (filmes de longa metragem por exemplo), pois são 4 etapas, o que sugarão muito de seu tempo, e tanta repetição de algo tão extenso pode ser desmotivador. Sugiro duas coisas no caso do estudo deste tipo de filme:
divida o filme em vários trechos menores, assim consegue concluir as 4 etapas mais rápido e com mais facilidade, tendo maior aproveitamento de cada trecho do filme.
aplique cada etapa desse processo com um intervalo de tempo: Aplique a etapa 1 com vários filmes diferentes por 1 mês, no mês seguinte aplique a etapa 2 com esses mesmos filmes, no mês seguinte a etapa 3 e no seguinte a etapa 4. Dessa forma você consegue ir avançando as etapas num processo natural, uma etapa de cada vez com um conteúdo bem diversificado.
Entendendo isso, escolha bem os vídeos que vai trabalhar, e já podemos ir para as 4 etapas:
ETAPA 1: Áudio em PORTUGUÊS – Assista o vídeo em português (legenda não é necessária) para que possa conhecer e entender o vídeo. Essa etapa vai te ajudar a entender o que está acontecendo e assimilar isso com o áudio quando estiver assistindo com o áudio em inglês.
ETAPA 2: Áudio em INGLÊS e legenda em PORTUGUÊS – Agora que você já conhece o vídeo, você se concentrar no que estiver ouvindo em inglês e ainda assim conseguir entender. Nessa etapa você dificilmente entenderá todas as palavras que escuta, o normal é entender o contexto geral. Quando não conseguir assimilar o que está ouvindo com a cena ou com o que lembra do vídeo, você ainda tem o auxílio da legenda em português. Os esforços devem ser concentrados no áudio e na cena, a legenda em português deve ser apenas um reforço.
Uma boa prática é repetir o que entender ou frases e expressões que achar interessante. Procure imitar com o mesmo ritmo e entonação junto com o filme, isso te ajudará quando começar a falar, pois além de já saber a pronúncia seu inglês soará mais natural. E afinal de contas foi assim que aprendemos o português, imitando.
ETAPA 3: Áudio em INGLÊS e legenda em INGLÊS – A partir da terceira vez que assiste o vídeo você fará tudo em inglês. Você provavelmente já consegue assimilar o que ouve com o que vê na cena, e agora tem o auxílio da legenda em inglês para entender com maior facilidade cada palavra que é dita. Assim você consegue além de aprender a escrita do que já conseguia entender ouvindo, conferir o que não entendia antes, podendo até anotar e pesquisar para entender com mais precisão o que foi dito.
A prática de repetir o que ouve junto com o filme faz mais sentido aqui, pois agora você sabe o som e tem a legenda para ver a palavra escrita, assim você consegue memorizar com mais facilidade e utilizá-la em outras situações, até de forma escrita.
ETAPA 4: Áudio em INGLÊS sem legendas – Nesta etapa você perceberá se o seu listening realmente progrediu ou não. Todas as etapas anteriores ajudarão muito agora, pois seu entendimento vai depender da assimilação do que você ouve com que vê e lembra do vídeo.
Esforce-se para entender além do contexto geral. Claro que entender todas as palavras é muito difícil, até mesmo para quem já fala inglês, mas procure entender todas as frases, e se ficar com muitas dúvidas, volte à etapa 3 para conferir na legenda em inglês e ter maior aproveitamento quando refazer essa etapa.
Concluindo essa etapa e entendendo aqui a maior parte do vídeo, a sua fala provavelmente sairá com facilidade. Continue com a prática de imitar sempre que ouvir frases naturais em inglês, isso vai sempre ajudar a desenvolver a fala.
As 4 etapas são muito simples, porém exigem prática para que você se desenvolva. Entenda que essas 4 etapas são sequenciais, então o resultado será muito ruim se escolher fazer uma etapa sem estar bem na anterior, porém se acredita que já está bem em determinada etapa e já pode ir para a próxima, fique a vontade. Todos nós já conseguimos aplicar a etapa 1, e a meta é aplicar a etapa 4 com qualquer vídeo, então identifique em qual etapa você está qualificado e pratique para que alcance a meta!
Gostou das dicas? Então pratique! Espero seu comentário para saber qual foi o resultado!
See you at the next post! ;)
Comments