top of page

Inserindo inglês no dia-a-dia #8 | Alarm: It’s time to speak English

  • Renan Ribeiro
  • 21 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Quando falamos português, não pensamos no que vamos falar ou preparamos um discurso, nós simplesmente falamos. A naturalidade e espontaneidade com a qual falamos a nossa língua materna são tão grandes que não precisamos organizar as informações ou estruturar as frases antes de dizer, tudo isso acontece naturalmente.

Quando estamos aprendendo um segundo idioma porém, isso é muito difícil de alcançar, pois nosso cérebro está condicionado a pensar e formular primeiro, inconscientemente, tudo em português, e só depois disso formularmos conscientemente as informações em inglês. Por isso é comum percebermos em alunos que estão aprendendo inglês que numa conversa eles muitas vezes são lentos para falar e fazem pausas no meio das frases para pensar e formular o que vão dizer.

Para resolver esse problema devemos desenvolver o raciocínio rápido também na língua inglesa, condicionar nosso cérebro a pensar e falar rápido, ou simplesmente a falar sem pensar muito no que vamos dizer. Para isso, além da prática do listening e leitura para absorção do vocabulário e estruturas no meio dos contextos, é essencial a prática da fala em situações reais ou através de exercícios que forcem essa fala espontânea.

O exercício de hoje exige que você fale sem pensar sobre o que está presente na sua rotina, e para isso iremos utilizar uma super tecnologia do futuro chamada “ALARME”, popularmente conhecida como “despertador”. O exercício é o seguinte:

Coloque o alarme do celular para despertar a cada 3 horas, e a cada vez que ele tocar você deverá olhar em volta e falar onde está, o que está a sua volta, o que está fazendo, o que está acontecendo, e todas as informações que possa dar sobre aquele momento. A regra principal é que você simplesmente fale! Não vale pensar antes, montar a frase, escrever, pesquisar tal palavra nem nada que te faça perder a espontaneidade da fala. É ouvir o alarme e começar a falar.

Lembrando do objetivo desse exercício, para que alcance os resultados esperados o aluno deve ter um conhecimento razoável de vocabulário para que consiga desenvolver a naturalidade na fala, caso contrário não conseguirá falar sobre quase nada, pois não tem vocabulário para montar suas frases.

Por outro lado, por mais que não funcione da mesma forma, esse exercício é válido para aqueles que estão no começo do aprendizado e pretendem aumentar seu vocabulário. Se este é o seu caso, toda vez que o alarme tocar você deve falar sobre tudo o que está vendo e acontecendo, porém o foco aqui é falar o que conseguir e anotar o que não conseguir, depois pesquisar sobre o que anotou para da próxima vez que precisar falar sobre isso você já ter o vocabulário necessário. Assim com o tempo você perceberá que consegue falar sobre muito mais coisas de forma mais natural, até poder aplicar o exercício da forma que foi ensinado inicialmente.

De qualquer forma, esse é um excelente exercício para qualquer pessoa que queira se desenvolver na língua inglesa, independente de nível.

Faça um teste! Programe já seu alarme, pratique durante umas duas semans no mínimo e você veráos resultados! Até a próxima dica! ;)


Comments


bottom of page