Passo 2: ENTENDER (COMPREHENSION)
- Renan Ribeiro
- 26 de dez. de 2016
- 3 min de leitura

Depois de tanto ouvir, o bebê chega à fase em que naturalmente ele começa a entender as coisas. Ele ainda não sabe falar, mas já começa a entender o que estamos dizendo. Quando chamamos pelo nome ele olha, pois entende que estamos falando com ele; quando dizemos “cadê a mamãe” ele olha para ela, pois entende que aquela determinada pessoa é a mamãe; quando dizemos “não”, gritamos ou damos uma bronca ele chora, pois entende que está sendo repreendido. Assim como em diversos outros exemplos, o bebê começa a assimilar e entender pouco a pouco o que escuta e isso é puramente consequência de tanto ouvir.
Da mesma forma acontecerá com o inglês! Lembre-se da época da escola, aquele amigo roqueiro que escutava música o dia inteiro e que era totalmente relaxado com os estudos, mas milagrosamente se dava bem nas aulas de inglês. Entendia os exercícios, traduzia os textos, sempre sabia como dizer tal frase em inglês e sempre sabia a pronúncia das palavras. Consegue se lembrar de alguém parecido? Isso não era milagre! Esse aluno era capaz de entender porque passava muitas horas do seu dia escutando inglês, como consequência ele começou a assimilar o que estava escutando. Ele se acostumou com os sons das palavras, memorizou parte delas, provavelmente as que ele entendeu gostou e através disso ele se familiarizou com as estruturas, sons e tudo que há na língua inglesa. Depois disso tudo o que acontecia nas aulas ele “tirava de letra”, pois já tinha visto aquilo centenas de vezes.
Entender é uma consequência de tanto ouvir. O cérebro automaticamente passa a assimilar. É fato de que os alunos que tem o costume de fazer no seu dia-a-dia atividades que de alguma forma envolve a língua inglesa (música, filmes, internet, videogames, etc.) conseguem entender com uma facilidade incrível o conteúdo das aulas, pois já estão habituados com o idioma, é natural para eles. Da mesma forma que os que nunca tiveram contato algum com o idioma, não gostam de filmes, não jogam videogames, escutam apenas músicas nacionais ou não fazem nada que envolva de alguma forma o idioma, esses alunos tem uma dificuldade enorme para entender qualquer coisa, o mais simples que seja, pois o som das palavras é algo totalmente estranho, a pronúncia é difícil, pois eles nunca ouviram, eles tem o costume de ler as palavras em inglês da mesma forma e com o mesmo som que leriam em português, pois aqueles são os sons que ele conhece para cada letra da palavra, e por ai vai.
O cérebro humano quando se trata do aprendizado utiliza os canais visual, auditivo e sinestésico. Através desses canais entendemos e aprendemos com o mundo externo, as coisas que acontecem a nossa volta. Envolver inglês nas atividades constantes do nosso dia-a-dia ajudará a utilizar esses 3 canais para o aprendizado do mesmo. Utilizar os canais sinestésico e visual vai aumentar incrivelmente a nossa habilidade de entendermos o que ouvimos. Portanto se sabemos que ouvir é o primeiro passo para começar a entender, devemos ouvir de forma ativa e utilizar todas as ferramentas que tivemos para entender o que ouvimos, associar o que ouvimos com tudo o que pudermos. Isso nos ajudará a entender melhor, e assim completar o passo 2.
Entender será uma consequência de aplicar o passo 1 com frequência e qualidade, mas obviamente o nosso papel como aprendedores neste 2º passo será buscar sempre que possível entender mais e melhor o que ouvimos. Isso nos ajudará a melhorar inclusive sua habilidade de ouvir (listening) e entender (comprehension) e o preparará para os próximos passos.
Clique aqui e veja o próximo passo:
Veja os outros passos:
Comments