Passo 3: FALAR (SPEAKING)
- Renan Ribeiro
- 2 de jan. de 2017
- 3 min de leitura

Como consequência dos dois primeiros passos, depois de tanto ouvir, entender, continuar ouvindo e entendendo cada vez mais, o bebê começa a repetir as palavras, e essa é a fase onde ele começa a falar. No começo são palavras simples como “mamãe”, “papai”, “não”, “dá” para pedir algo, “quer” pra dizer que quer algo, “papá” pra dizer que quer comer e por ai vai. Depois disso começa a juntar as palavras que conhece e formar frases simples como “quer papá mamãe”, “quer titi TV” para falar que quer assistir TV, e outras frases. Depois disso ainda começa a desenvolver a habilidade de manter diálogos fazendo perguntas, respondendo perguntas, montando frases mais elaboradas para se expressar e assim vai aprendendo a falar naturalmente.
Temos que lembrar que na língua inglesa somos bebês, portanto o aprendizado acontecerá exatamente da mesma forma. Depois dos passos 1 e 2 começaremos a falar, inicialmente repetindo palavras, depois montando frases simples e no final frases mais complexas em diálogos. Se os passos 1 e 2 realmente tiverem sido aplicados com qualidade essa etapa será natural e muito fácil, pois já estaremos acostumados com os sons da língua inglesa e não haverá dificuldade na pronúncia das palavras, para montar frases, entender e responder em uma conversa, então os diálogos acontecerão de forma natural.
Vale lembrar que, o bebê quando está aprendendo a falar jamais fala tudo certo e monta as frases corretamente. Então é ilusão acreditar que quando estiver aprendendo vai montar as frases corretamente e pronunciar tudo certinho logo de primeira. O bebê fala errado, mas continua ouvindo e assim vai entendendo a maneira correta de pronunciar e montar as frases, e assim vai corrigindo e aprendendo o correto. Da mesma forma acontecerá com seu inglês.
O grande problema nessa fase é que quando as pessoas estudam inglês tem medo de falar errado e os outros rirem, medo de ser corrigidos ou simplesmente vergonha de se expor na frente dos outros. Quando o bebê fala errado, as pessoas dizem “olha que lindo, ele já está falando tudo certinho...”, e isso motiva o bebê a continuar falando e aprendendo. Ter medo de falar o impedirá de aprender a falar. Quando era pequeno eu dizia “picoca” tentando falar “pipoca”, mas continuei falando, minha mãe percebeu e sempre dizia “pipoca” na minha frente, sem me corrigir, somente repetia a palavra, eu continuei ouvindo até entender a forma certa e aprender a falar “pipoca” corretamente. Se o aluno não fala, nem que seja errado, nem o professor nem o próprio aluno perceberão que ele tem dificuldade para falar determinada coisa corretamente, então ele nunca se atentará a essa palavra para aprender a forma correta. Assim como o bebê que já começa falando tudo certo não existe, o aluno que aprende falando inglês tudo certo também não existe. Falar errado é completamente natural faz parte do processo de aprender a falar.
Note ainda que grande parte dos bebês nessa fase são incrivelmente tagarelas! Eles não tem vergonha de falar e errar, e o mesmo deve acontecer com você quando estiver estudando inglês! Então fale! Fale sozinho, com os amigos, com os pais, cante as músicas que gosta, repita as frases que ouve nos filmes, pegue as frases, expressões, piadas ou qualquer coisa que costuma falar muito em português e pesquise como as falaria em inglês e as fale! Coloque-as na sua rotina e fale muito! Se seu objetivo é aprender a falar inglês você tem que falar. Exercícios e textos escritos não te ensinarão a falar. Eles são sim fundamentais para entender as estruturas do idioma, aumentar seu vocabulário e outras coisas, mas você deve fala-los se quiser aprender a falar.
O jogador de futebol que treina apenas como bater faltas nem sempre é bom em campo, pois ele treinou bater faltas e foi nisso que ele se desenvolveu, mas no campo ele não teve treino e nem prática e por isso não tem bons resultados. Da mesma forma no inglês ficamos bons no que treinamos, por isso nesse 3º passo, o objetivo é falar, então devemos falar para aprender a falar.
Para concluir digo que os passos 1 e 2 se referem ao conhecimento que você recebe, à informação de fora pra dentro. O passo 3 por outro lado é o oposto, pois é o conhecimento de dentro pra fora, o quanto você consegue produzir com as informações e conhecimento que possui. Portanto, no passo 3 é onde começa o seu desenvolvimento no idioma na prática, pois aqui está praticando e utilizando o idioma de forma ativa, sendo aqui onde vai começar perceber o seu desenvolvimento na prática.
Clique aqui e veja o próximo passo:
Veja os outros passos:
Commentaires