top of page

Como aprender inglês com músicas!

  • Renan Ribeiro
  • 30 de jan. de 2017
  • 4 min de leitura

De acordo com Edward Willian Dolch, se você conhecer e dominar as 220 palavras mais utilizadas de determinado idioma, você é capaz de se comunicar com fluência nesse idioma. Ou seja, se você aprender as 220 palavras mais utilizadas do inglês com suas variações e souber como usá-las em um contexto, você é capaz de se comunicar em inglês fluentemente!

Agora, antes de continuarmos, tente responder essas perguntas:

  1. Quantas palavras você acha que consegue aprender com uma música?

  2. É possível aprender vocabulário com a música e utilizar em outras situações?

  3. Em quanto tempo você acha que consegue aprender a cantar uma música corretamente?

Goste você de música ou não, as músicas que ouvimos com frequência ficam na cabeça, muitas vezes até de forma irritante. Você não precisa fazer esforço nenhum para aprender a cantá-las! Não é necessário treinar, prestar atenção na letra, baixá-la ou fazer qualquer coisa para aprendê-la, basta ouvir! Isso acontece porque as músicas por sua melodia, ritmo e efeitos sonoros trabalham com o lado direito do nosso cérebro (lado intuitivo/emocional), que por sua vez tem a capacidade de memória a longo prazo, e esse processo acontece em uma velocidade muito maior que do lado esquerdo (racional) – em breve voltaremos a falar sobre os hemisférios cerebrais e como podemos usar isso para aprender inglês.

Resumindo, aprendemos a cantar as músicas de forma natural e com uma velocidade incrível sem fazer o mínimo de esforço para isso. Então imagine agora o que aconteceria se aproveitássemos essa habilidade que temos para aprender inglês?

Mesmo com músicas em inglês, conseguimos aprender a cantar sem esforço algum, mas na grande maioria das vezes, mesmo cantando da mesma forma que ouvimos e entendemos a música, pronunciamos de forma errada por não ter o ouvido afiado para pegar alguns detalhes nos sons das palavras, por não saber realmente quais são as palavras que estamos dizendo e nem ao menos entender o que estamos cantando.

O trabalho que teremos aqui então será simples:

  • Lapidar a pronúncia das palavras através da letra da música em inglês, assim vamos conseguir cantar da forma que ouvimos na música, mas agora seremos capazes de pronunciar as palavras corretamente, inclusive os mínimos detalhes.

  • Entender o que estamos cantando através da letra em inglês e português, pois vamos entender o que significam as palavras, combinações de palavras e expressões que estaremos falando (cantando), e assim ficará até mais fácil de memorizar a música.

Agora respondendo às 3 perguntas feitas no início do texto, de acordo com uma pesquisa rápida com 10 músicas de diferentes estilos afirmamos que:

  1. Uma música de 3:00min com entre 2 e 3 refrãos contém aproximadamente 300 palavras. Considerando que muitas palavras se repetem na música, vamos chutar bem baixo e imaginar que encontramos apenas 100 palavras que não se repetiram. Dessas 100 palavras vamos ser pessimistas e considerar que apenas metade esteja na lista das 220 palavras mais utilizadas no inglês. Se com uma música aprendemos 50 palavras, com 10 músicas aprendemos 500, mas vamos considerar que metade das palavras se repetiu de uma música para outra e que aprendemos 250 palavras. Então esse é o número: 50 palavras por música, 250 palavras a cada 10 músicas.

  2. Por mais que essa conta não seja um estudo exato, pois isso varia de música pra música e da capacidade de cada pessoa de memorizar e utilizar o vocabulário em diferentes situações, aprender o vocabulário através das músicas faz com que você aprenda as palavras num contexto, assim você entende o que ela significa e como pode usá-la, permitindo que você as use em situações reais quando estiver se comunicando. Além do mais como dito acima as palavras se repetem diversas vezes entre uma música e outra, então você vê a mesma palavra em diferentes situações, o que te ajuda a entender realmente o que ela significa e como usá-la, além de poder entender outros possíveis significados para a mesma palavra.

  3. O tempo necessário para se aprender uma música e absorver seu vocabulário é muito relativo (depende da música, das habilidades que pessoa já tem com música, as habilidades que têm para aprender o idioma, o tempo e frequência com que a pessoa escuta e tenta aprender a música, entre outros). Por essa série de variáveis, para que realmente seja possível aprender vocabulário estudando inglês através de músicas, faz-se necessário o desenvolvimento de uma uma metodologia de estudo, para que haja uma sequência crescente e não aleatória de exercícios a serem feitos, uma constância no estudo e para que haja uma disciplina de estudo, com um começo, meio e fim.

A partir de hoje até sexta-feira iremos postar a cada dia uma sequência de exercícios simples que levarão no máximo 30 minutos para você aprender a cantar uma música em 5 dias e absorver ao máximo seu vocabulário.

Você está pronto? Clique no link abaixo e veja as atividades para cada dia:


Comments


bottom of page